15 de agosto de 2010

O Dia em Que a Terra Parou (The Day The Earth Stood Still)!

> 1951: ‘O Dia em que a Terra Parou’ conta a história de uma espaçonave que pousa em Washington D.C. de onde sai um alienígena e um robô gigante que tem um poder de destruição desconhecido. O alienígena é Klaatu (Michael Reenie) que é ‘capturado’ pelo governo americano e foge para se disfarçar de cidadão norte-americano (Klaatu tem a aparência huamana). Klaatu veio em missão de paz, seu objetivo na Terra é unir as diferentes nações que a compõem. O filme é dirigido por Robert Wise e tem no elenco também Patricia Neal e Sam Jaffe.
> No início da década de 50, qualquer projeto que estimulasse a imaginação popular sobre assuntos pouco discutidos e muito especulados, no caso, alienígenas, fazia sucesso. Não era necessário muito, apenas uma explicação ‘plausível’ sobre os extraterrestres e o motivo de sua vinda à Terra (ou sua ida aos EUA) e o entretenimento estava garantido.
> O filme de 1951 conta com todos esses elementos e ainda os clássicos, naves espaciais, alta tecnologia, além de uma pontada de crítica à Guerra Fria, ou seja, garante a ‘diversão’




> 2008:O remake de 2008 não fez muito sucesso como o primeiro, e motivos não faltam. A história é basicamente a mesma, porém há uma mudança nos personagens secundários, e o objetivo de Klaatu (Keanu Reeves) é alertar a Terra sobre problemas ambientais (nesse período só se falava em Aquecimento Global).
> Keanu Reeves não foi a escolha certa para o personagem principal, Klaatu nesse filme é passivo e não mostra o empenho em salvar o planeta, e a atuação de Keanu parece ser feita também com um certo descaso. O robô gigante (chamado de Gort) do primeiro filmes virou um ícone do cinema e da ‘cultura pop’, porém a versão feita na refilmagem ficou ‘cafona’ (foi a melhor palavra que eu encontrei para descrevê-lo), não é tão impactante como outrora ver um robô gigante sair dentro de uma nave espacial, em vista do que já foi mostrado pelo cinema de 1951 até hoje.
> O filme é dirigido por Scott Derrickson e conta também com Jennifer Connelly, Kathy Bates e Jaden Smith no elenco. É isso, não se tem muito o que dizer do filme, alguns efeitos são excelentes, mas apenas isso não é necessário para conduzir um filme. A nova versão de ‘O Dia em que a Terra Parou’ teve a melhor das intenções mas ficou deveras frustante.

0 comentários:

Postar um comentário