15 de agosto de 2010

Se Meu Apartamento Falasse (The Apartment)!

> ‘The Apartment’ é uma comédia de 1960 do diretor Billy Wilder (O Pecado Mora Ao Lado) e conta a história de C.C. Baxter (Jack Lemmon), um homem solteiro que trabalha em um escritório e que cede seu apartamento para os encontros amorosos secretos de seus superiores, em troca, é promovido a cargos melhores no trabalho. Porém, Baxter se apaixonará pelo ‘affair’ de um dos seus chefes e haverá algumas mudanças no esquema do apartamento.
> O filme todo é muito bem construído. Desde a fotografia e a direção de arte – a maneira como enquadra a dimensão do escritório - (ambos ainda em preto e branco) até os diálogos engraçados e inteligentes. As situações embaraçosas e os pequenos conflitos de escritórios fazem a comédia crítica, mas carismática ao mesmo tempo.
> A atuação de Jack Lemmon é ímpar, ele domina totalmente o personagem. Billy Wilder e Jack Lemmon fazem uma parceria incrível que se repete em outros filmes como ‘Avanti!’ e ‘Quanto Mais Quente Melhor’. ‘Se Meu Apartamento Falasse’ é gracioso e é uma das comédias mais bem escritas da história do cinema.
> Venceu o Oscar nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Are - preto e branco e Melhor Edição, e concorreu em Melhor Ator (Jack Lemmon), Melhor Atriz (Shirley MacLaine), Melhor Ator Coadjuvante (Jack Kruschen), Melhor Fotografia - preto e branco e Melhor Mixagem de Som!

0 comentários:

Postar um comentário